"Porque haverá bom futuro e não será frustrada a sua esperança”. Prov 23:18

O vaso e o Oleiro


O Vaso e o Oleiro
Jer. 18: 1-6

Para se fazer um vaso é necessário ter a matéria prima, ou seja, o barro . Existe na natureza mais de 200 tipos de barro. Mas somente 8 servem para se trabalhar.. Existe o barro magro que quebra com facilidade e o barro gordo que é mais difícil de se quebrar. O barro tem que ser maleável e estar úmido. O processo para a construção do vaso é demorado e requer paciência. O barro tem ser acondicionado em plástico bem fechado, pois se ficar aberto sujeito ao tempo, fica duro e depois dá muito mais trabalho para ser usado. Depois de endurecido, pode ser quebrado e colocado em água para ser de novo trabalhado. Para que um vaso fique bom o barro tem que ser muito amassado, para tirar as bolhas.
Quero falar sobre a construção de um vaso, de um vaso de bênçãos, capaz de conter a unção de Deus e retê-la, a fim de abençoar a vida de muitos outros, derramando sobre eles daquilo que se está cheio da parte de Deus.
Hoje eu subo aqui para ministrar com um vaso nas mãos... é um vaso de barro como podem ver, fabricado por um oleiro e, embora tenha sido produzido em escala industrial, é um vaso de barro que passou por um processo de modelagem

“O Deus Eterno me disse: 2 -Desça até a casa onde fazem vasos de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. 3 Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira. 4 Quando o vaso que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria. 5 Aí o Eterno me disse: 6 -Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro. Sou eu, o Eterno, quem está falando. 7 Em qualquer momento, posso dizer que vou arrancar, derrubar ou destruir qualquer nação ou reino. Amados, o Senhor nosso Deus, tem um jeito todo especial para moldar o caráter de cada um dos Seus servos.
E o profeta Jeremias, desceu à casa do oleiro, para observar justamente isto: como o barro é trabalhado... e então, ele compreendeu esse moldagem – Jeremias viu o barro ser modelado e tomar a forma de vaso!E ao final de tudo, Jeremias entendeu que todo esse processo de moldar o barro, é também necessário para a formação do caráter de um servo de Deus.
Mas esse processo de moldar o barro não é tão simples... talvez tenha sido especialmente por isso, que Deus mandou Jeremias ir a olaria,
2) 05 fases que o vaso passa
A Fase da Escolha.
Escolher um tipo de barro que dê para trabalhar. Isso pode ser comparado aos diversos dons que as pessoas têm na obra de Deus. Uns cantam , outros pregam , outros ensinam e assim sucessivamente. Na fase da escolha se limpa bem o barro. Tiram-se as pedras, as palhas ,as sujeiras. Ou seja, todo pecado que impede a modelagem do vaso é tirado. Porque Deus quer trabalhar o nosso Caráter.
Caráter: soma de nossas atitudes ou aquilo que você faz quando ninguém está olhando.
A Fase do Pisamento
Âpós a escolha e limpeza o barro é literalmente, pisado, amassado.
Pisar o barro é necessário para que todo o ar existente nele seja retirado, se não, formam-se bolhas e o vaso fica defeituoso.
Quem sabe, o motivo de lermos isto no v.4 (que o vaso se quebrou na mão do oleiro), tenha sido causado por essas bolhas de ar... ou devido ao fato do barro não haver sido pisado o suficiente?
Pisar o barro é uma fase importante no processo de fabricação de vasos de barro!Agora, o que você imagina estar acontecendo quando, em determinados momentos da vida, Deus permite que você seja humilhado, desprezado, ferido e coisas assim?Essa é a fase do pisamento, irmão... é Deus querendo fazer de você um vaso de bênção, e por isso, permitindo que você seja pisado.Nessa fase, parece que todos falam mal de você... ninguém lhe entende... todo mundo julga as suas atitudes...Mas para que propósito Deus permite isso? ...é para que você perca todo o orgulho, toda a vaidade, toda a sua autoconfiança... Amado, para você ser feito um vaso de bênção, cada bolha com ar de pecado, precisa ser removida do seu coração.Por isso que na Bíblia lemos na carta de Tiago: “Meus irmãos e minhas irmãs, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições”. Ou como diz uma versão antiga: “...tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”. Porque, sendo você um filho de Deus, quando Ele permite que o mal lhe sobrevenha, não é porque está visando a sua destruição, mas a sua utilização. Oh! Glória!...e depois desse barro haver sido escolhido, pisado, ele entra na terceira fase:
A Fase do Curtimento
Essa é uma das fases mais importantes, pois o barro tem que ficar no "curtimento".
Quanto maior curtimento, maior liga... e quanto maior o vaso, maior o tempo necessário de curtimento.
A lição agora, irmãos, é que: Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize, maior será o tempo que você deverá estar só, meditando e avaliando a sua vida diante de Deus. O curtimento do barro é como aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os Seus filhos, menos a você. Amado, todos os grandes servos de Deus, experimentaram um deserto em suas vidas..Moisés disse em Dt. 8:2 Recordar-te de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes 40 anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava em teu coração, se guardaria ou não os seus mandamentos. No deserto você aprende coisas que nunca sonhou. Aprende ser tolerante, aprende a suportar, a ter paciência.
Agora, depois de curtido, o barro passa para a próxima fase, é a quarta:
A Fase dos Acréscimos
Leio esse v.4 e torno a me perguntar: Por que motivo “o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro...” ?Terá faltado algum ingrediente àquele barro? ...por que ao barro, para a fabricação de vasos, se faz necessário acrescentar palha fina, pedra triturada e restos de cerâmica – pois sem essa mistura o vaso se tornará fraco e fácil de ser quebrado. E como Deus quer que os Seus servos e as Suas servas sejam?

Deus não quer vasos fracos em Sua obra... Deus não quer homens e mulheres que lhe sirvam sem consistência, sem firmeza... incapazes de suportar o peso de Sua glória... ou incapazes de reter o enchimento de Sua unção. Deus quer vasos resistentes
O vaso desejado por Deus é daquele tipo que serve para uso diário.
Eu já observei que na casa de minha mãe, há pratos para uso cotidiano e pratos para uso esporádico. Os pratos para uso esporádico são finos, de porcelana até! ...mas os do dia-a-dia são mais rígidos, mais resistentes, são os famosos “duralex”.
Oh! Irmãos, em Sua obra, Deus não quer vasos de porcelana que só são usados esporadicamente... Deus quer vasos resistentes para uso diário!
Por isso receba do Espírito Santo os acréscimos necessários à sua vida...
Porque para servir a Deus como vaso de bênção, você precisa de santidade, precisa de humildade, precisa de compromisso, precisa de submissão, precisa de obediência a Deus...
Você não será um vaso fraco nem defeituoso, se receber esses acréscimos....agora, vamos à última fase do processo... depois do barro haver sido escolhido, curtido, pisado e recebido os acréscimos necessários, ele então entra nesta fase:
A Fase do Molde
Vamos tornar ao v.4: “Quando o vaso que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria. 5 Aí o Eterno me disse: 6 -Será que eu não posso fazer com o povo de Israel o mesmo que o oleiro faz com o barro? Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro...”.
Essa é a fase do barro tomar forma, tomar a forma definitiva de vaso! ...é a fase do molde.O profeta Jeremias observou, diz aqui, que o oleiro levou o barro para a “roda de madeira” a fim de quê? ...moldá-lo.
Portanto, nesse ponto, o barro está prestes a se tornar um vaso segundo o coração do oleiro.
Assim se passa conosco, irmãos: somente quando nos rendemos à vontade de Deus, como barro em Suas mãos, é que o Senhor, então, pode moldar a nossa vida.
E qual o molde que o Senhor deseja nos dar? ...é o de servo, caráter de servo... como Jesus, que como Ele mesmo declarou “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mc 10.45)
.Deus quer que sejamos vasos da forma de Jesus, um servo cheio do Espírito Santo,porém, somente servos, somente pessoas que foram moldadas por Deus, são capazes de viver assim.
Se depois de todo o processo ainda houver falhas na escolha, no pisamento,curtimento ou acréscimo o vaso é quebrado.
Jeremias, Jr 19.10-11, “10 Então, quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo 11 e lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro”,

Conclusão
Irmãos e irmãs, depois de Deus ter:
...nos escolhido,
...ter nos deixado criar liga,
...ter tirado fora todo o nosso orgulho e autoconfiança,
...e ter nos acrescido de santidade, humildade, obediência e outras virtudes...
...é que, finalmente (e só então), Ele pode começar a nos moldar.

E quando estivermos prontos, vem a unção de Deus, vem o Espírito Santo e nos enche de poder para fazer a obra de Deus.

Se você quer ser vaso de bênção esse é o processo.

Mas não retarde aquilo que Deus quer fazer; ponha-se agora mesmo nas mãos de Deus, o divino Oleiro, sem nenhuma resistência.

Deixe-se ser trabalhado, curtido... Deus tem sonhos com você e quer usa-lo como vaso de bênção!

4 comentários:

  1. Nilda, parabens pelo belo post.
    Linda mensagem!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. linda mensagem eu peguei algumas coisas pra p´regar valeu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua expressão das fases do vaso pois realmente é oque acontece na vida das pessoas na qual Deus têm um algo importante a realizar,muitas vezes pisado, Amssado pelo homem, mas aprovado por Deus!!!! Amém fica com Deus Vaso!!! Caetano Lucas!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostaria de saber que fonte foi pesquisado esta materia!
    Obrigado!

    ResponderExcluir

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios