"Porque haverá bom futuro e não será frustrada a sua esperança”. Prov 23:18

Davi, um bom rei e pai sofrível.



E converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição. Mal. 4:6

Introdução:
Mesmo Davi sendo um homem segundo o coração de Deus, não soube ser um bom pai. Parece que ser mau pai naqueles dias tinha virado uma praga,,uma maldição. Eli tinha sido um péssimo pai, sem autoridade para os filhos, e Deus castigou toda família por isso. Samuel, criado aos pés de Eli, teve apenas 2 filhos, mas os 2 também não faziam coisas boas aos olhos do Senhor. Davi ,muito ocupado com suas conquistas, não tinha tempo pra família,e fez com que a espada nunca se afastasse da sua casa.

I) Conseqüências do pecado
de Davi.
a) Vergonha- Primeiro vem o prazer. Davi tinha duplicado o as sua fronteiras do reino de 24 mil quilômetros para 240 mil. Agora queria só desfrutar. 4 palavras que os homens não podem esquecer: dinheiro,preguiça, sexo e ego. Após o prazer vem o confronto, Gn 4;7 o pecado jaz a porta, ou seja o teu pecado te alcançará. Muitos por desconhecerem ou por negligenciarem a palavra acham que o seu pecado ficará oculto.
b) Mal testemunho- Com seu procedimento, Davi tinha vulgarizado o nome do Senhor perante seus inimigos. Quando não vivemos a vida cristã de uma forma correta, seremos motivo de escândalo no meio do povo de Deus, fazendo com que o nome do Senhor seja motivo de escárnio entre os incrédulos, além de sermos pedra de tropeço para vida de novos crentes:
c) Desordem familiar: Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa.” . Primeiro morre o filho que teve com Bete seba , depois o filho mais velho , aquele que por direito herdaria o trono, estupra a meia irmã Tamar. . O irmão de Tamar e meio irmão de Amonm, Absalão , prepara uma emboscada pra o irmão e o mata.

II) Falhas de Davi como pai


a) Davi foi negligente-. Quando soube que Amon tinha estuprado a sua filha Tamar, a Biblia diz que ele ficou irado.II sm 13:23. só isso, irado. Não tomou nenhuma atitude, porque havia pecado também tempos atrás. Isso o tornou uma pessoa fraca ,podemos dizer sem moral pra chamar atenção e disciplinar seu filho. Por isso devemos ter uma vida santa para que tenhamos a capacidade de disciplinar os nossos filhos.
b) Davi foi ausente- onde estava Davi que não conseguia ver que seus filhos faziam planos maldosos.Amon era amigo de Jonadabe, sobrinho de Davi que arquitetou todo o plano de sedução .Como Davi não via as companhias dos filhos. Muitas vezes não queremos a casa cheia de amigos dos nossos filhos e colocamos pra fora pra não sujar a casa , pra não comer o nosso biscoito, e nossos filhos ficam na rua o dia todo sem sabermos com quem andam. Depois vem a noticia, seu filho assaltou uma padaria, roubou uma bicicleta e ai perguntamos: onde foi que eu errei.
c) Não levava a serio o conflito entre os irmãos. Nunca procurou conversar com os filhos pra saber o que estavam pensando ou sentindo. Um pecado foi gerando outro e assim sucessivamente
III) A revolta de Absalão e a passividade de Davi clássica
a) Absalão arma um plano pra matar o meio irmão. Convida o pai pra festa da Tosa (tosquiar os animais). Mas já sabendo que o pai não ia, insistiu que os irmãos fossem, principalmente Amon. Como Davi nunca percebeu que os irmãos nem se falavam. Que tipo de pai não percebe que os irmãos se odeiam? Talvez a intenção de Absalão fosse matar todos irmãos,pra não ter que correr o risco de perder o trono. Quando Amon vai pra a Festa ,talvez procurando outras virgens pra seduzir, Absalão combina com os seus servos pra matá-lo pois havia seduzido dizendo que seria o Rei de Israel.
b) Absalão mata Amon e Davi apenas chora. /que tristeza, um pai que da um palácio a cada filho ,mas não dá o melhor que é os eu tempo a sua atenção . Precisamos dar tempo aos nossos filhos.
c) Absalão passa 2 anos fora e quando volta Davi não quer vê-lo com medo de confrontá-lo.Apos um plano de Joabe, Davi o encontra e somente lhe dá um beijo. Não fez um comentário nenhuma observação. Absalão vê que seu pai e fraco na criação de filho tira-lhe o trono. Começa primeiro na porta do palácio , chmando as pessoas que iam se consultar com seu pai.e com a fala macia, convence as pessoas que Davi não é tão bom assim. Será que Davi não sabia disso.

IV) Para Refletir......De quem é a obrigação de educar?
a) da Igreja?
b) da escola?
c) dos empregados?
d) da televisão?
e) conversar apaziguar, disciplinar

Conclusão:
A historia de Davi nos mostra que as relações familiares devem ser tratadas com seriedade,princípios , amizade ,a mor e perdão

5 comentários:

  1. Muito bom o texto e as observações, sevindo como referência para alertar os pais na criação dos filhos neste mundo tão difícil e conturbado.
    Que vc Nilda, continue sendo instrumento nas mãos do Senhor.
    Beijos.
    Carmen Lucia M. Pessôa.

    ResponderExcluir
  2. Ola Nilda!
    Olha, ganhei um meme e tenho que repassa-la para 6 blogs amigos, e escolhi o seu.
    Amiga, vc nao sabe o que isso..por isso vai amo meu blog, embaixo de blog amigos, vc vera, selos e presentes..clica e entrara nessa pagina.
    Bom, se quiser participar e so ler as normas e postar em seu blog..se nao deixa para la.
    Bjos no coracao!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paz do Senhor !
    Amei este seu "espacinho" aqui. Posso virar seu leitor e seguidor ?
    E é claro que se me permetir, copiar algumas coisinhas também (rsrsrsrs).
    Que deus et abençoe e te guarde !

    ResponderExcluir
  4. A paz querida. sou novinha na fe, porem tenho buscado bastante a Deus e tenho muita sede em aprender cada vez mais. essa historia de davi, um pai negligente, me ajudou muito a resolver um problema com meu filho. deus abencoe.

    ResponderExcluir
  5. amém gostei muito e vou aplicar isto na minha familia

    ResponderExcluir

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios