"Porque haverá bom futuro e não será frustrada a sua esperança”. Prov 23:18

Como criar filhos segundo a Bíblia
Li uma matéria na revista Ultimato deste mês(março 2009) que um pastor americano chamado Barry Barnett Junior foi preso por ter dado duas palmadas em seu filho de 12 anos de idade. O pai foi denunciado à justiça pela escola .Só foi liberado depois de ter pago 10 mil dólares de fiança e ainda corre o risco de pegar até 03 anos de cadeia. Mesmo o filho dizendo que ele havia desobedecido ao pai e outros filhos colocarem cartazes em frente ao tribunal onde se lia: Obrigado pai por me disciplinar, nada disso atenuou a decisão da justiça.
Também fiquei estarrecida com uma menina d e15 anos de idade, que empurrou sua professora, em uma escola no Rio Grande do Sul e a professora foi internada com traumatismo craniano.
Muitas crianças precisam ser disciplinadas. Não de forma violenta e contundente a ponto de correr risco de vida.
Não sou de forma alguma a favor de espancar crianças. Mas sou totalmente a favor da Bíblia, quando diz: não retires a vara da correção do seu filho. Precisamos de um equilíbrio pois se criarmos os nossos filhos segundo os ensinamentos dos psicólogos e assistentes sociais, provavelmente teremos uma grande geração de delinqüentes . Se os especialistas em educação infantil dessem a última palavra, soubessem de tudo em relação a criação de filhos, jamais veríamos os filhos desses profissionais envolvidos em drogas, delinqüência ,crimes ou coisas semelhantes. É claro que os suas opiniões são válidas mas se forem de encontro as da Bíblia, para nada servem.
O escritor John MacArthur escreveu em seu livro: Como educar filhos segundo a Bíblia, o seguinte comentário:
“O que precisamos é retornar aos princípios bíblicos para a educação de nossos filhos. Os pais não precisam de novos programas embalados em papel de presente de psicologia; eles precisam aplicar e obedecer a alguns poucos princípios que estão claramente expostos na Palavra de Deus para os pais” John MacArthur
Devemos seguir vários princípios para termos êxito na educação dos filhos que são os seguintes:
Principio da responsabilidade
“… o próprio Deus deu aos pais a responsabilidade de educar os filhos – não aos professores, nem aos colegas, nem às babás, nem a ninguém que não pertença à família; portanto, é errado que os pais tentem livrar-se da sua responsabilidade ou transferir a culpa quando as coisas vão mal”.
Muitos pais são preguiçosos e entregam os filhos na igreja ou na porta de escola e esperam que essas os educam. Estão errados!!!.Essa função cabe aos pais. Como exemplo posso citar uma mãe que chegou pra mim na igreja e disse: por favor,não deixe que meu filho coma muito,pois depois ele passa mal.eu falei: por que a senhora não fala com ele? Ela retrucou: eu falo, mas ele não obedece. Cabe aos pais disciplinar não a sociedade.
Principio da Autoridade
“VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. (Ef. 6.1-3).
Diga não ao seu filho e mostre o porque.Tenha autoridade que Deus lhe delegou sobre ele.
Estabelecendo limites.
“Não remova os antigos limites que teus pais fizeram” (PV. 22.28).
Temos que ver o que é consumismo, capricho, pirraça da criança ou realmente uma necessidade. Muitas vezes a criança quer tudo o que ver e os pais pra se livrarem do choro da criança , acaba cedendo. . Nunca se viu uma criança doente ou morrer por ter pedido um brinquedo e este ter sido negado.
Principio da Influência.
Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt. 6.6,7)
A mídia, a escola, os amigos tem mais influência nos filhos do que os pais. Precisamos ser exemplos para eles influenciando-os de forma positiva. Não podemos perder essa batalha para a mídia. Temos que ser exemplos em tudo em nossas vidas.
“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt. 6.6,7)
Principio da Formação Espiritual
“Eu e minha servimos ao Senhor” ((Js. 24.15b).
Temos que ensinar aos nossos filhos a importância da Bíblia,da oração, do louvor e da comunhão com Deus, o caminhar juntos para a Igreja ,para a Escola Dominical.Desde cedo precisamos ler as histórias bíblicas para eles de forma interessante.Assim , eles começarão a ver um Deus de poder que tudo pode e saberão a quem recorrer na hora do problema. Não podemos deixar que as ocupações da vida roubem o tempo que devemos compartilhar com nossos filhos .Se seguirmos os princípios bíblicos,poderemos descansar no Senhor, pois mesmo que se afastem de Deus, voltarão por terem convicção que este é o caminho.

Um comentário:

  1. Criar filhos na admoestação do Senhor é prazeroso e um grande desafio. Tenho 4 meninos e já viu. Meu marido está pedindo divorcio por causa de outra mulher. Os dois já era dificil, imagine apenas eu!
    Mas continuo firme em |Deus en sinando os meninos em Seus caminhos. Ore por nós.

    ResponderExcluir

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios