"Porque haverá bom futuro e não será frustrada a sua esperança”. Prov 23:18

Um Entregador de Quentinhas se torna Rei

Davi e seu gigante I Samuel 17: 31-40

Davi -pastorzinho, o mais jovem de uma família de oito filhos. Ele conhecia suas ovelhas. Conhecia sua harpa. Sabia cantar.
Golias- gigante de 2,70m a 3,05 de altura, pesando possivelmente 400 quilos, um lutador desde a meninice, cujas ameaças belicosas deixava arrepiado o exército israelita. A armadura de bronze de Golias pesava cerca de 55 a 80 quilos — talvez mais do que o peso de Davi. A ponta da lança pesava cerca de 8 kg Golias avultava no horizonte como um homem-montanha de tecnologia de combate. por 40 dias, ele se ameaçava o povo de Israel.
Às vezes nós também precisamos enfrentar nossos Golias. O seu pode ser o Golias de abusos sofridos na infância. Ou o Golias de um casamento infeliz, ou de uma família destroçada. Ou pode ser o Golias de uma situação financeira que se deteriora, a perda prematura de um dos pais ou, pior ainda, a morte de um filho! Golias nos encontra quando os desafios excedem nossos recursos — quando somos superados e desarmados. Golias é real!
Davi confia em Deus. Golias no seu tamanho experiência e força.
Os Críticos
Eliabe- Unção da inveja. Talvez por ser o mais velho e Davi que foi ungido por Samuel. Criticam pois não sabem o nível de intimidade que temos com Deus, não conhecem o seu potencial. Não entendem o seu chamado.
Saul- Estava fora da direção de Deus. Estava desanimado, sem esperança. Passou a sua falta de confiança para os liderados. Tentou desanimar Davi, achando-o muito inferior a Golias. Ofereceu as suas armas. Davi não aceitou lutar com armas alheias. Lute também com suas armas. Saul era enorme, muito alto. Sobressaía do ombro pra cima.
PRECISAMOS CONFESSAR A DERROTA DO INIMIGO
1. A palavra "confessar" significa "dizer", "declarar", e neste caso declarar a derrota de Golias.
2. Davi confessou várias vezes a derrota do inimigo:
a. Vs. 36, "O teu servo, matou o leão e o urso; este incircunciso filisteu será um deles; porquanto afrontou o Senhor dos Exércitos".
b. Vs. 37, "O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso: Ele me livrará da mão deste filisteu".
c. Vs. 46, "Hoje mesmo, o Senhor te entregará na minha mão...".
d. Vs. 47, "...Ele vos entregará nas nossas mãos".
3. Exemplos bíblicos de confissão:
a. Mc 11.23, "Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito".
b. Js 6.16, "E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade".
c. Rm 10.8-10, "8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".
Neste texto, a salvação é alcançada pela fé interior e a confissão verbal.
4. Quando o inimigo vem contra nós, devemos confessar, declarar a sua derrota.
De volta à história. O momento chega. O jovem Davi aproxima-se do filisteu. Golias olha com desdém para Davi: “Sou eu algum cão para vires a mim com paus?” Davi responde: “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, venho a ti em nome do Senhor dos exércitos”.
As armas de nossa Guerra
Deus dá a cada um as suas armas específicas. Em I Samuel 17.38-40, lemos que Saul tentou colocar sobre Davi a sua própria armadura de guerra. Contudo, como aquelas armas tinham sido feitas exclusivamente para Saul, elas não serviram em Davi. Ele nem sequer conseguiu andar com todo aquele peso. Por isso, Davi tirou as armas de Saul e tomou nas mãos aquelas que lhe pertenciam: um cajado, cinco pedras e uma funda. Apesar de serem armas aparentemente insignificantes em uma batalha, foi com essas armas que Davi venceu a batalha contra o gigante Golias. De fato, quando se está com Deus, não importam as armas, mas sim a certeza de estar com Deus e fazendo a vontade dEle. Ele é poderoso para usar qualquer coisa que a pessoa tem nas mãos.
Usar o que temos nas mãos
Uma pedra em minhas mãos não acerta 1,00 m. Nas mãos de Davi matou um Gigante.
Uma vara na minha mão não assusta um cachorro, nas mãos de Moisés, abriu o var vermelho.
5 pães e 2 peixinhos na minha mão, não mata nem a minha fome. Nas mãos de Jesus alimentou 5 mil homens. Use aquilo que Deus colocou em tuas mãos.
Esse é um princípio fundamental para a batalha espiritual. Há muitas pessoas levando adiante o ministério de Deus não usando as suas próprias armas, mas as armas que Deus deu a outras pessoas, enterrando seus próprios talentos e dons a fim de dispor dos talentos e dons de outras pessoas. Por exemplo, pessoas que receberam de Deus o talento para dançar enterram esse dom e buscam a capacitação de cantar que foi dada naturalmente a outra pessoa. Por não caminharem no dom que receberam, essas pessoas sentem um grande peso. São pessoas que vivem cansadas, frustradas e têm a impressão de que nada está funcionando. Quando olham para outros e vêem que eles estão vencendo as batalhas essas pessoas chegam a acusar Deus, dizendo: “Por que o outro consegue e eu não? O Senhor o ama mais do que a mim?”
A matemática de Deus
Talvez Ele pensasse: Eu tenho CINCO chances para derrubar Golias mas Deus só precisou de UMA para derrubar o gigante. Se nós usarmos uma simples regrinha matemática, veremos que CINCO PEDRAS totalizam 100% de chances de derrubar o gigante, portanto UMA PEDRA eqüivale a 20% de chances. Sabe o que isto significa?
Com Deus 20% de chances significa 100% de acerto. Nunca diga Eu não posso! Pois Deus tem o poder de transformar 20% em 100%.
Mas, o segredo estava no fato de que Davi não confiava em si mesmo, mas em Deus? "Eu vou em NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS!
2 Co 3.5 – "a nossa capacidade vem de Deus...".
Sl 20.7 - uns confiam em carros e outros em cavalos...".
Enquanto você estiver confiando em si mesmo, jamais será um homem segundo o coração de Deus.
Deus precisa de homens que verdadeiramente depositem a confiança nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios