"Porque haverá bom futuro e não será frustrada a sua esperança”. Prov 23:18

Reconhecendo a Violência Infantil

Esta semana, tem me surgido por diversas vezes, a vontade de abordar o tema sobre violência infantil. Por já ter alguns arquivos compilados, devido ao um curso que fiz que abordava este tema, resolvi postá-los,para que mais pessoas possam se conscientizar e lutar contra esse mal que tem afligido nossa sociedade atual.
Violência física
Uso da força ou atos de omissão praticados pelos pais ou responsáveis, com o objetivo claro ou não de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas, agressões com diversos objetos e queimaduras causadas por objetos ou líquidos quentes.
Violência psicológica
Rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão, que não deixa marcas visíveis, mas marca por toda a vida.
Negligência
Ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.
Síndrome do bebê sacudido (Shaken Baby Syndrome)
Esta síndrome se refere a lesões de gravidade variáveis, que ocorrem quando uma criança, geralmente um lactente, é severa ou violentamente sacudida.
Podem ocorrer em consequência:• cegueira ou lesões oftalmológicas• atraso no desenvolvimento• convulsões• lesões da espinha• lesões cerebrais• morte
Síndrome de Münchausen por procuração
Entidade relativamente rara, de difícil diagnóstico, caracterizado pela fabricação intencional ou simulação de sintomas e sinais físicos ou psicológicos em uma criança ou adolescente, levando a procedimentos diagnósticos desnecessários e potencialmente danosos.
Violência sexual
Abuso de poder no qual a criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto, sendo induzida ou forçada a práticas sexuais com ou sem violência física

Bullying

Bullying é usar o poder ou força para intimidar ou perseguir os outros. As vítimas de intimidação e chantagem recorrente (Bullying) são normalmente pessoas que sem defesas que incapazes de motivar outras para agirem em sua defesa. Trata-se, infelizmente, de um problema que afeta as nossas escolas, comunidades e toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios