"Porque haverá bom futuro e não será frustrada a sua esperança”. Prov 23:18

Da amargura ao perdão




Por que será tão difícil esquecermos uma ofensa quando temos certeza de que estamos certos?? Por que nosso coração tende a ficar remoendo, revivendo e até de certo forma acariciando a ofensa recebida? Enquanto isso o ódio vai se avolumando dentro de nós de forma a não caber espaço para nenhum outro sentimento, a não ser o de vingança.Certa vez visitei o Campo de Santana no Centro do Rio de Janeiro, que é uma praça de importância histórica para a cidade. Lá se encontra uma árvore muito grande, que é conhecida como "árvore que anda". Essa árvore tem uma característica peculiar.Quando ela cresce os seus galhos se arrastam pelo chão e então nasce uma outra árvore. Daí em diante cada árvore nova vai dando origem a mais uma árvore e se espalha por toda a extensão do terreno onde está plantada. Quando ouvi essa história da "árvore que anda", fiquei pensando num livro famoso que li chamado: o Pequeno Príncipe. O princepezinho tem uma grande preocupação pois o seu planeta é muito pequeno, e lá existe uma árvore chamada Baobá, que cresce muito e se espalha com facilidade. A principal função do príncipe é matar os baobás que nascem diariamente, pois tem medo que esses cresçam tando que ocupem todo o seu pequeno planeta. Fazendo uma paralelo das árvores com nossa vida cristã, lembramos da passagem que se encontra na Bíblia no livro aos hebreus que diz: Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.A Palavra nos alerta para que estejamos atentos, pois a raiz de amargura não prejudica só a nós mesmos, ela envolve sempre os nossos amigos e parentes. A verdade é que sempre que estamos chateados com alguém temos o horrível costume de contar para outras pessoas o que fulano fez conosco. Inconscientemente queremos aliados que se solidarizem com nossa dor e no fundo que o o nosso ouvinte fique também com raiva do tal fulano que nos ofendeu.Se não ficarmos atentos e matarmos imediatamente a amargura,os baóbas que nascem no coração, ela ( a amargura) vai se espalhando e contamina todos ao nosso redor. De repente a amargura toma uma proporção tal que já não ficamos só com raiva da pessoa que nos ofendeu, começamos a tratar mal os filhos, a mãe o marido os amigos. Pois é como se tivéssemos fechado a amargura num quarto mas ela se tornou tão grande que escapou pelas frestas das portas e janelas e invadiu outros cômodos da casa. Sem perceber começamos a nos tornar pessoas amargas ranzinzas, mau-humoradas, insuportáveis para se conviver.
Quem venceu a amargura com maestria foi Davi.Ele tinha tudo pra ter ódio de Saul. Por diversas vezes Saul tentou acabar com a vida dele. Até mesmo quando Davi tocava harpa inocentemente pra afastar um espírito que atormentava a vida de Saul.Ao invés de ser lhe grato,Saul atirava flecha para matar Davi. Temos muitos ao nosso redor que vivem atirando flechas contra nós mesmo quando so estamos fazendo o bem. Essas pessoas são colocadas em nosso caminho muitas vezes enviadas por Satanás pra nos tirar a paz, mas em outras ocasiões com a permissão de Deus para que possamos crescer e frutificar.Depois que Deus rejeitou Saul ele ainda governou por dez longos anos.Deus já havia mandado Samuel ungir Davi, então por que ele não reinou imediatamente após Deus ter rejeitado Saul? Deus tem poder pra tudo. Ele coloca e destitui reis e impérios. Ele manda até nos demônios. Por que então a demora em tirar Saul e colocar logo Davi pra Reinar. Por um motivo:Deus queria mostrar a Davi que não queria que ele fosse como Saul. Na verdade Deus queria tirar de dentro de Davi os "sauls" que existiam lá no fundo.Deus mostrava para Davi que quando ele reinasse não poderia ser como Saul.Davi levou dez anos aprendendo a matar os baobás que cresciam dentro dele. Nunca quis se vingar de Saul,pois sabia que a vingança pertence a Deus. Não deixou que a injustiça o ódio , amargura contaminasse seu coração. Tinha o coração que agradava a Deus.
Assim deve ser a nossa caminhada cristã aqui na terra. Não podemos ficar remoendo a ofensa e viver pensando: Deus vai fazer justiça.Sabemos que Ele é justo, e no tempo dele, como Ele quiser vai agir. Vamos então tirar toda amargura do coração e perdoar, pois se não fizermos isso é o mesmo que tomássemos um copo de veneno e ficássemos esperando a outra pessoa morrer.Que Deus nos ajude a perdoar e saber que a dor sofrida pela ofensa irá nos fazer crescer e nos fortalece cada dia mais em Deus.

Um comentário:

  1. Bem simplesmente estou emocionadissima, com esse blogg, Fantástico,fico orgulhosa e agradeçoa a Deus por pela pessoa maravilhosa e sábia que és,tenhos certeza que esse blog ajudará muitas vidas, com suas palvras de consolo e amor!!
    Nildoca sucesso, Vc é vitoriosa, Deus acreditou em vc desde o ventre da sua mãe, por isso conquiste o mundo!!!
    Vc é Abênçoadissima!!
    Te amo demais Tindô e Obrigada por Tudo!!!
    Amém e muito sucesso!!!

    ResponderExcluir

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios